sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ler é bacana - O Morro dos Ventos Uivantes

Sim, a gente também lê os clássicos por aqui!


Eu li O Morro dos Ventos Uivantes quando eu tinha uns 17 anos, mais ou menos. Foi um livro muito marcante para mim. Um dos únicos livros que eu me lembro de chorar lendo. Já li várias vezes, em português e inglês. E a capa do meu era parecida com essa primeira imagem, foi comprado em banca de jornal! Hoje a edição mais facilmente encontrada é essa abaixo, com a capa inspirada na série Crepúsculo, pois o livro é citado pela Bella mais de uma vez. Se isso fizer com que mais pessoas descubram esse livro maravilhoso, eu aceito o marketing caça níquel dessa capa.... :)

 
Segundo a Amazon, o livro é uma história triste de amor, perda e vingança.
 
O livro é mesmo muito triste. Mas muito lindo. Uma narrativa que faz você sentir na pele o frio dos ventos uivantes... Os dois personagens principais, Heatcliff e Catherine, são incríveis. Ele bruto, cruel, vingativo. Ela mimada, arrogante, egoísta. E o leitor torce pelo dois.
 
Em um dos livros da série Crepúsculo o Edward pergunta para a Bella porque ela fica relendo O Morro dos Ventos Uivantes. Ela responde:
"I think it's something about the inevitability. How nothing can keep them apart — not her selfishness, or his evil, or even death, in the end..."
("Eu acho que é alguma coisa sobre a inevitabilidade. Como nada consegue separá-los - Nem o egoísmo dela, sem a maldade dela, nem a morte, no fim...")
 
É uma história de amor diferente, e um dos meus livros favoritos. Já foram feitas várias versões para o cinema, mas eu não gostei de nenhuma. Talvez eu tenha que rever a versão com o Ralph Fiennes..



Tem uma música de 1978 chamada Wuthering Heights, que é sobre o estória, tem até frases do livro ("Let me in! I'm so cold!"). Eu gosto da música, porque amo o livro... o clipe original é bem ridículo, preferi não dividir aqui (se você quer rir um pouco, sugiro procurar no youtube, é muito vergonha alheia!). Achei um fan made com imagens do filme, e a legenda da música em Português, aqui está para ilustrar o post de hoje.





Alguém mais já leu? Gostou? Conta pra gente!

Beijos, Dé


2 comentários:

Jaryna disse...

Muito legal essa sua resenha Débora.
Concordo em gênero, número e "degráu", qdo vc diz que não gostou de nehuma adaptação cinematógrafica. Sempre fica algo adeseja, coisas soltas, interpretações meio capengas. Até a do Ralph Fiennes :). É aquela velha estória, nenhum filem vai ser melhor que o livro né ??? eu, pelo menos, penso assim... a gente lê o livro, se deleita, e depois vê o filme a título de curiosidade.

Laine artes disse...

Oi Débora, ainda não conhecia seu blog, mas já fico seguindo, parabéns pelo cantinho lindo e acolhedor, trabalhos muito legais e de bom gosto!
Venha me visitar e se gostar e quiser me seguir ficarei muito feliz com mais uma amiga no meu cantinho.
Participe do meu concurso com coats corrente, te espero!!

http://laineartess.blogspot.com.br/2013/12/5-concurso-laine-artes-e-coats-corrente.html

Dsejo um feliz ano novo que seja com muita saúde,paz e sucesso,bjs.